05/11/2018

O que é Cateterismo Cardíaco

 

O que é cateterismo?

Trata-se de um exame para detectar a existência, localização e gravidade de obstruções nas artérias do coração, alterações no funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco e defeitos congênitos.

Por que fazer o exame?

O procedimento, que demora menos de uma hora para ser concluído, é solicitado principalmente aos pacientes com suspeita de aterosclerose coronariana (formação de placas de gordura nas  artérias coronárias), podendo ser aplicado emergencialmente em casos de infarto agudo do miocárdio.

Como é realizado?

Após anestesia local, um cateter é inserido por em um vaso sanguíneo na região da virilha, do punho ou antebraço e guiado até o coração com monitoramento por um equipamento de raio X. Durante o exame são feitas injeções de contraste iodado pelo próprio cateter, o que possibilita melhor visualização das artérias coronárias, câmaras e válvulas cardíacas.

O exame envolve a aquisição de imagens digitalizadas que são posteriormente disponibilizadas em filme e fotos para o paciente ou médico responsável. Há pouca ou nenhuma dor após o processo. A alta hospitalar pode variar de 4 a 24 horas.

Agora, caso você, algum amigo ou familiar tiver que ser submetido ao cateterismo cardíaco, pode se tranquilizar em relação a esse procedimento, pois com as novas tecnologias, o exame se tornou muito seguro e rápido. Ele é realizado com finalidade de se checar o funcionamento do músculo cardíaco, detectar obstruções nas artérias, alterações nas válvulas e descobrir defeitos congênitos. O cateterismo cardíaco dura em média cerca de 30-60 minutos, e é feito sempre em ambiente hospitalar.

Não se esqueça de que é mais grave e arriscado desconhecer quais problemas acometem o seu coração, se expondo a probabilidades de complicações futuras, do que ser submetido ao exame, receber um diagnóstico preciso e dar início a um tratamento adequado e direcionado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias

Aumenta o número de mortes por doenças cardiovasculares no primeiro semestre de 2021

Nível elevado de colesterol é uma das principais causas de agravamento dessas comorbidades.

+ Leia mais

ESTUDO ELETROFISIOLÓGICO

Paciente encaminhado para estudo eletrofisiologico por apresentar pré- excitação manifesta em ECG. Ablação prévia em região septal...

+ Leia mais

Começar a caminhar

Caminhar é atividade física mais democrática que existe. Desde que não haja alguma restrição, qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer uma...

+ Leia mais

Pensando em fazer dieta?

Toda dieta alimentar pode contribuir para reduzir risco de doenças para o coração, mas é preciso ter orientação de um profissional para que não...

+ Leia mais